Mirai Otakus
Fórum criado por: JuBs-ChAn
Para visualizar todo o conteúdo do Fórum é necessário se logar. Para poder se logar é necessário estar registrado(a).
Aproveite e faça já seu cadastro =3
Fórum dedicado ao Aenianos Fansub! Mirai Fansub! Sukinime Fansub! Forgotten Fansub! Kaze-Hime Fansub! Shugo Chara Episódios! Jubs-ChAn Blog! Animalog! Neko Twins Fansub!

Como é uma escola japonesa?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como é uma escola japonesa?

Mensagem por Dan-Senpai em Dom 13 Fev 2011, 21:33

O que eu trouxe hoje, não é bem uma novidade ou noticia, é apenas algo que eu achei que deveria postar :)



A escola faz parte da nossa vida, e até da vida de nossos queridos personagens, que seguindo os costumes das escolas japonesas, tem que ralar bem mais do que só chegar e olhar para a janela.
O ponto de vista otaku vai contar como é uma escola japonesa, e como seria impossível um herói vencer os malvados e ao mesmo tempo conseguir passar nos exames finais. Bom, vamos começar.
Existem muitas diferenças das escolas japonesas para as brasileiras, uma delas é que os japinhas ficam na escola 1 ano a mais do que nós. Tendo ao todo passado 9 anos (no mínimo) de sua vida em uma escola. Outra diferença também grande é a carga horária, pois os jovens estudam em período integral, de segunda a sábado, mais ou menos das oito horas da manhã até quatro ou cinco horas da tarde, ficando depois para as atividades do clube, que os alunos são incentivados a participar.
A história de ir para escola até de sábado foi um tanto chocante, não sabia mesmo disso, e imaginar só os domingos de "folga"(já que muitos passam esse dia estudando para as provas) é um tanto aterrorizador. E por ficarem quase o dia inteiro, explica o motivo do porque levar os famosos bêntos (marmitas), já que muitos devem ter pensando o porque de terem uma refeição no meio da tarde/manhã.
A história dos clubes deve ser para tirar o estresse que você sofre, e por isso as horas restantes você pode fazer natação, basquete, tênis, música, coral, torcida, mangá, fotografia... até ritual do chá. Mas também tem a opção de escolher não fazer nenhum curso. Entretanto, os alunos são sempre incentivados a participar de pelo menos de um.
Como nas casas japonesas os alunos tem que tirar os sapatos para entrar na escola, e então usam algo como uma sapatilha, muitas vezes branca ou beje.
Você entra no primário aos 6 anos, mas antes disso você já fica em jardins de infância, crechês, entre outros, e mesmo o sistema parecendo bastante com o nosso, as fases são divididas assim: : Jardim de infância(幼稚园 Yōchien), Ensino Fundamental
(小学校 Shōgakkō a Educação Obrigatória), A escola secundária / Inferior do ensino secundário (中 学校 chūgakkō parte da Educação Obrigatória), Ensino médio / O ensino secundário (高等学校 kōtōgakkō, Abbr.高校 koko) Universidade apos a Graduação(大学 daigaku; gakushi-Katei) . A escola secundária, é algo como se fosse nossa 5ª á 8ª série, sendo aqui parte do ensino fundamental.
O Ensino médio não é obrigatório, mas muitos japoneses sempre tentam entrar nessas escolas, que por sinal são bem difíceis, já que você tem que fazer uma prova para entrar nelas. No fundamental e escola secundária você aprende as disciplinas básicas e também teoria musical, artes cênicas, culinária, corte e costura... Além de aprender a tocar flauta doce, música e aprendem a compôr canções. Em ciências estudam desde a astronomia até a construção de robôs. Estudam também as sete artes (arquitetura, cinema, escultura, literatura, música, pintura, teatro) e também a dançar. E como se não fosse pouco nesse cansativo dia, você ainda pode ser o encarregado de limpar a sala depois ou antes da aula.
Além desses motivos temos também o grande respeito que os alunos japoneses tem pelos seus professores, dificilmente um aluno vai desobedecer o professor. E falando em professor, uma coisa que eles tem que fazer semestralmente é visitar a casa dos alunos para conversar com seus pais, sobre o que quer ser no futuro, como está na escola, entre outros.
Sobre as férias, na verdade não existem praticamente, são apenas 1 semana chamada Golden Week, que acontece no meio do ano perto de alguns feriados, muitas vezes nesses feriados os alunos ganham alguns exercícios para serem feitos. Há também um tempo de pausa no fim do ano, mais por causa do frio, já que lá é inverno.
E vamos falar sobre algo que todos concordamos que é muito legal, o uniforme, (eu sei, até os meninos gostam disso, não escondam) pois bem, vamos começar pelo jardim de infância, no jardim de infância, a única coisa que é obrigatória é um capacete, para se proteger quando estiver na rua. Na escola secundária os rapazes usam uniforme preto em estilo militar e as moças usam uniformes azul-marinho em estilo marinheiro (seeraa-fuku). Já no ensino médio vária de escola para escola. Mas entre elas suas regras são rígidas. E tem surgido muitos problemas com os uniformes, principalmente das garotas, hoje em dia. A polêmica é que muitos professores estão tentando parar com essa moda que tem surgido de usar uniforme como um estilo, querendo que elas fiquem bem mais cumpridas e "corretas", o motivo é por muitas jovens sofrerem abusos sexuais, por causa da sua roupa, além delas serem confundidas com alguns tipos de kogais que se vestem de colegiais.
Agora me diz imagina você nessas condições? Pois é, mas mesmo parecendo o fim do mundo, muitos estrangeiros que vivem e estudam no Japão, diz que a coisa mais difícil nas escolas é a compreensão da língua japonesa, seguida pelo entendimento das matérias de estudos sociais e ciências, uma pesquisa realizada pela Faculdade de Estudos Internacionais da Universidade Utsunomiya diz que nada mais nada menos que 63,2% dos estudantes estrangeiros afirmam não entender parte do conteúdo das aulas nas escolas japonesas. Mas que com ajuda dos professores e amigos conseguem entender algumas coisas, sendo que 54,1% dos entrevistados responderam que não consideram as aulas difíceis. Mas como sempre existem os outros, 22,2% disseram que as aulas são complexas.
A pesquisa mostra que ser difícil ou não vai de pessoa para pessoa, então você que vai morar lá, não se preocupe, não é tão ruim quanto parece, é só se esforçar bem mais!

_______________________________________________

Dan-Senpai
Mod. Repórter Dan
Mod. Repórter Dan

Masculino Mensagens: 4650
Data de inscrição: 23/12/2010
Idade: 17
Localização: Comendo Bamboo com os pandas

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como é uma escola japonesa?

Mensagem por Jekz em Dom 13 Fev 2011, 21:48

A vida de um estudande Japones é dificil.
Já sabia disso e no curso de japones que faço,
fala sobre isso também D:
Lá eles estudam de verdade,
é muita pressão, por isso há tantos suicidios infanto-juvenil
lá é tenso até entrar na Universidade
ai depois é mais tranquilo

Jekz
Mirai Mage
Mirai Mage

Feminino Mensagens: 1533
Data de inscrição: 27/02/2010
Idade: 20
Localização: Ribeirão Preto, SP

http://twitter.com/jeestrela

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como é uma escola japonesa?

Mensagem por Bloo em Dom 13 Fev 2011, 22:06

mas ah. digamos que naõ seja exatamente dificil. se vc já tem essa cultura. vc se acostuma e se prepara desde cedo pra tal. essa parte dos estrangeiros deve ser bem ruim. morte aos kanjis.. ham.
[o ensino brasileiro é de 9 anos tbm. agora se for contar em relaçao a carga horária, o ensino japones equivale a 18 anos de brasil.. ham. é mto tenso..]

_______________________________________________
♥ :



Feerzita linda. Te adoro *---*
Set perfeito, bjs, me invejem :p
Ore Wa Kami-sama
Eu vou te comer...
 

Você só tem 1 posts e se acha o bom?!
Vai Convidado, não pára de postar!!
meus ò.ó:


NightRay:


Bloo
Blog Staff
Blog Staff

Feminino Mensagens: 3043
Data de inscrição: 30/10/2009
Idade: 19
Localização: Cascavel, PR

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como é uma escola japonesa?

Mensagem por nii em Dom 13 Fev 2011, 23:07

E eu que reclamo das escolas brasileiras... Ah mais se você se esforçar nada fica muito dificl... (*isso é o que meu pai sempre diz), mesmo assim ainda pretendo ir para o japão e estudar lá o/. Admiro muito a disciplina japonesa, lá os professores são respeitados aqui na minha cidade para conseguir o cilencio dos alunos é um sacrificil...

nii
Mirai Plue
Mirai Plue

Feminino Mensagens: 42
Data de inscrição: 10/01/2011
Idade: 17
Localização: Natal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como é uma escola japonesa?

Mensagem por J-Sama em Seg 14 Fev 2011, 08:31

Eu já sabia algumas coisas, menos a do Sábado, mas tenho ideia que eles têm um mês de férias durante o verão e depois voltam às aulas. Bom a técnica também está no já estar habituado à cultura. óbvio que será mais dificil para alguém de fora porque não está lá desde que nasceu, não conheço por completo os costumes, a complexidade da língua, etc... Mas também, não é por nada que o Japão é tão evoluido, se não fosse esse trabalho árduo que eles fazem na escola, então eles não teriam chegado tão longe ao ponto de até já terem computadores nos autocarros, X'DD
Mas lá eles têm vários sitios para se enterter, alguns deles depois das aulas ainda vão ao cinema ou ao karaoke com os amigos e alguns ainda fazem part-time. :D

_______________________________________________
Meus Reclamados e Meus Pets:


UNY RPG <- Membros precisam-se! Inscrevam-se =P

J-Sama
Mirai Sexy
Mirai Sexy

Feminino Mensagens: 4030
Data de inscrição: 22/07/2010
Idade: 19
Localização: No meu mundo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como é uma escola japonesa?

Mensagem por JuBs-ChAn em Seg 14 Fev 2011, 10:48

É, eu já sabia de umas coisas do Japão, do tipo, qtas vezes qdo vc vê um anime, eles entram mor cedão na escola, e só saem de lá qdo tá escurecendo?
O ensino lá é mto puxado, e qdo não conseguem entrar na facul mtos cometem suicídio u.u
Eu gosto mto de várias coisas do Japão, mas com ctz, definitivamente, não gostaria de morar lá =o
Eu mal via a hr de ir embora da escola qdo era só umas 6 hrs, acho =o
imagina por lá =x

_______________________________________________
http://jubschan.deviantart.com
Meu blog de Tirinhas sarcásticas e bem humoradas do nosso cotidiano o/
http://adoroquandoissoacontece.com/
CURTAM: https://www.facebook.com/AdoroQuandoIssoAcontece
Meu outro blog de Tirinhas: "Quem Não"
http://quem-nao.blogspot.com.br/

Convidado Visite os Fansubbers/Scan que sou da Staff?
http://www.miraifansub.net/
http://www.sukinime.org

São meus *3*
Spoiler:






Ich bin ein Nerd!!!

JuBs-ChAn
Adm/Founder JuBs-ChAn
Adm/Founder JuBs-ChAn

Feminino Mensagens: 7667
Data de inscrição: 29/10/2009
Idade: 30
Localização: Sp

http://www.adoroquandoissoacontece.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como é uma escola japonesa?

Mensagem por Bea-chan em Seg 14 Fev 2011, 17:19

e ainda tem gente que reclama da escola brasileira !
se eu fosse estudar lá, eu ia cometer um suicidio... eu não ia me aguentar ! #fato
esse negócio de passar o ''dia'' na escola, eu já sabia... mas não tem férias ?! essa semana que eles dão de folga, não considero férias ! aa sei lá hein. Eu acho que deve ser muito complexo. Mas eu amo os uniformes e eu participaria do de mangá e de música x)~

_______________________________________________
Spoiler:
YEP NARUTO-KUN Õ

~!

Bea-chan
Mirai Titan
Mirai Titan

Feminino Mensagens: 2390
Data de inscrição: 11/12/2010
Idade: 16
Localização: lotta lotta lotta love

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como é uma escola japonesa?

Mensagem por Aoora em Seg 14 Fev 2011, 17:24

Wow , Sem ferias o ano todo só com alguns feriados e uma semana? QUE HELL O-O
Realmente , não quero ir mais estudar no japão , tô com medo do sistema de lá e dos uniformes do EM D8
Mas iria só pelos uniformes e pelo clube de mangá ~

Aoora
Mirai Ninja
Mirai Ninja

Masculino Mensagens: 928
Data de inscrição: 17/03/2010
Idade: 14
Localização: Porque quer saber?

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como é uma escola japonesa?

Mensagem por JuBs-ChAn em Seg 14 Fev 2011, 17:36

Não é só nas escolas, os trabalhadores NÃO TEM FÉRIAS tbm!!
Eles tem vários feriados ao ano, tem a Gold Week e tal, mas ngm tem direito a férias =o

_______________________________________________
http://jubschan.deviantart.com
Meu blog de Tirinhas sarcásticas e bem humoradas do nosso cotidiano o/
http://adoroquandoissoacontece.com/
CURTAM: https://www.facebook.com/AdoroQuandoIssoAcontece
Meu outro blog de Tirinhas: "Quem Não"
http://quem-nao.blogspot.com.br/

Convidado Visite os Fansubbers/Scan que sou da Staff?
http://www.miraifansub.net/
http://www.sukinime.org

São meus *3*
Spoiler:






Ich bin ein Nerd!!!

JuBs-ChAn
Adm/Founder JuBs-ChAn
Adm/Founder JuBs-ChAn

Feminino Mensagens: 7667
Data de inscrição: 29/10/2009
Idade: 30
Localização: Sp

http://www.adoroquandoissoacontece.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como é uma escola japonesa?

Mensagem por Aoora em Seg 14 Fev 2011, 17:59

JuBs-ChAn escreveu:Não é só nas escolas, os trabalhadores NÃO TEM FÉRIAS tbm!!
Eles tem vários feriados ao ano, tem a Gold Week e tal, mas ngm tem direito a férias =o
CORROR SE EU FOR PRO JAPÃO SÓ PRA VISITAR AGORA #FATAÇO

Aoora
Mirai Ninja
Mirai Ninja

Masculino Mensagens: 928
Data de inscrição: 17/03/2010
Idade: 14
Localização: Porque quer saber?

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como é uma escola japonesa?

Mensagem por Mari. em Qua 09 Mar 2011, 10:53

credoooo

_______________________________________________


Awards:



Laah <3:



Mari.
Mirai Sexy
Mirai Sexy

Feminino Mensagens: 3621
Data de inscrição: 28/02/2011
Idade: 13
Localização: Meu quarto

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como é uma escola japonesa?

Mensagem por Brothers em Qua 09 Mar 2011, 11:32

sem ferias nenhuma folga se quer ate mesmo os trabalhadores so se forem robos

Brothers
Mirai Baby
Mirai Baby

Masculino Mensagens: 131
Data de inscrição: 02/03/2011
Idade: 17

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como é uma escola japonesa?

Mensagem por Mimy-chan em Qua 09 Mar 2011, 13:23

Eu acho que eu só duraria 1 ano no japão. O fato de ter aulas de seg. a sáb. e de começar a aula cedo e só terminar no fim da tarde até consigo aguentar.
Mas não ter férias? Ai já é demais. Se com os nossos quase 3 meses de férias eu já acho pouco.
Eu até tenho vontade de ir estudar no Japão, mas depois de um ano assim eu com quase toda certeza ia pirar. Se eu fosse para lá, quando eu voltasse ia ficar 6 meses sem fazer nada pra me recuperar.
Agora mais do que nunca eu adimiro os japoneses por aguentar essa rotina.

_______________________________________________


I'm a princess without a crown!


Nii-san te amo muito!:

*-* Syo é meu! *-*:

Spoiler:



Mimy-chan
Designer Mimy
Designer Mimy

Feminino Mensagens: 6615
Data de inscrição: 28/02/2011
Idade: 16
Localização: Onde quer que tenha internet.

http://animes-fan-made.forumeiro.com/forum

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como é uma escola japonesa?

Mensagem por Lalakoboldslayer em Qua 16 Mar 2011, 15:01

Mimy escreveu:...
Agora mais do que nunca eu adimiro os japoneses por aguentar essa rotina.

Sem dúvida.

Já acho difícil de aguentar as 4 horas de aula que tinha por dia, quanto mais isso de ter aula quase o dia todo.

Lalakoboldslayer
Mirai Plue
Mirai Plue

Mensagens: 23
Data de inscrição: 15/03/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como é uma escola japonesa?

Mensagem por Jekz em Qua 16 Mar 2011, 15:43

Mas sabe uma curiosidade?
A vida dos estudantes é dificil,
mas isso é até quando conseguem entrar em uma faculdade
Na faculdade de lá, os alunos não precisam se matar de estudar,
muitos até nem estudam mesmo, ficam conversando e tals,
e conseguem se graduar facilmente.
Nisso, o Brasil é diferente e melhor.

Jekz
Mirai Mage
Mirai Mage

Feminino Mensagens: 1533
Data de inscrição: 27/02/2010
Idade: 20
Localização: Ribeirão Preto, SP

http://twitter.com/jeestrela

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum